Empreendedor – compositor do seu sucesso

O Empreendedor é aquele que transforma uma ideia ou uma inovação em uma ação. Ele explora uma oportunidade independentemente dos recursos que se tem à mão. O empreendedor é alguém capaz de identificar, agarrar e aproveitar uma oportunidade, buscando e gerenciando recursos para transformar essa oportunidade em um negócio de sucesso.

Poderíamos também dizer que o Empreendedor é o compositor do seu sucesso. O dicionário diz que compositor é aquele que compõe; que é autor de uma realização artística; aquele que compõe ou escreve uma música; que se dedica à arte da composição musical. Nessa visão o empreendedor é o autor de uma “realização” ou uma “composição” que pode ser um novo empreendimento . Ele compõe ou escreve um projeto que provavelmente se transformará em um negócio de sucesso. Tem a habilidade par olhar para onde todos veem e enxergar o que ninguém consegue enxergar.

Mas afinal o que é sucesso? Sucesso é a conquista de resultados consistentes e pré-definidos. Algo que foi sonhado, transformado em meta para depois ser realizado. Como diz o ditado: “Ele sonhou fazer, foi lá e fez !”.

Vejamos algumas lições de empreendedorismo que podemos aprender com os compositores:

1– Princípio da Ressonância – Uma música tem que grudar na cabeça das pessoas.
Observe que as músicas mais executadas, aquelas que permanecem mais tempo nas paradas normalmente são as de harmonias mais simples e letras fáceis de serem aprendidas pelo público. Além desse fator, é preciso que a música seja divulgada nas rádios, lojas de músicas, programas de televisão, etc.
Por isso o empreendedor sabe que só terá êxito aquele negócio que venha para facilitar a vida das pessoas, que seja de fácil entendimento/utilização, e que é preciso fazer com que seus possíveis clientes saibam da sua existência. Um bom produto sempre vem acompanhado de uma boa campanha de marketing.

2 – Algumas músicas farão sucesso, outras não.
Uma das virtudes do empreendedor é assumir riscos calculados. Ele sabe que para o sucesso acontecer é preciso determinação, persistência e ousadia. Alguns projetos trarão resultados diferentes de outros, mas o empreendedor certifica-se de que foi feito tudo que estava ao seu alcance para a conquista de bons resultados.

3 – Saber compor em parceria.
Lembre-se de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, Lennon e McCartney, Roberto e Erasmo Carlos e tantas outras parcerias. O empreendedor muitas vezes se associa a outras pessoas para incrementar suas ideias, ou para utilizar algum recurso seja comportamental ou financeiro. O empreendedor sabe estruturar parcerias de sucesso. Lembre-se do ditado: “Sozinho talvez se chega mais rápido, mas juntos se chega mais longe!”.

É necessário determinação, foco e humildade para saber buscar e ampliar a rede de relacionamento nos permite concretizar as ideias que estão no plano da criatividade. Além disso o empreendedor tem uma grande habilidade para influenciar pessoas para que elas apoiem seus projetos.

4 – O maior prazer do compositor é ver sua música sendo executada, seja por ele mesmo ou por outro intérprete.
É muito raro aquele que compõe uma canção sem o objetivo de gravá-la ou apresentá-la para uma plateia, mesmo que isto esteja sendo feito por outro intérprete. A satisfação do empreendedor acontece quando ele vê seu negócio prosperando, saindo do papel, sendo concretizado, satisfazendo e encantando pessoas. Como no caso do compositor que apenas escreve uma canção para que outro a interprete, muitas vezes o empreendedor é apenas o idealizador do projeto, ou seja ele é um vendedor de ideias, um semeador da inovação.

5 – O compositor é o autor da música e como tal detentor dos direitos autorais.
Quantas canções premiadas já não foram plagiadas por oportunistas que as registraram em seu nome por falta de visão ou descuido de quem as criou? Por este motivo o verdadeiro empreendedor sabe proteger sua marca, suas ideias, produtos ou serviços. De nada adianta termos uma grande ideia, e depois a vermos sendo posta em prática por outros sem que tenhamos a devida participação nos créditos.

6 – Na linguagem musical, o compositor é aquele que escreve a música, e normalmente ele a faz utilizando um sistema de notação musical que permita a execução por outros músicos.
O empreendedor estrutura o seu negócio de forma que outras pessoas possam administrá-lo no futuro. Ele tem visão empreendedora, sabe que para algo crescer com sustentabilidade é preciso saber delegar e assim ter tempo para criar outros negócios, produtos, projetos, novas oportunidades, ou seja, outras composições de sucesso.

Fabiano Brum: Palestrante nas áreas de empreendedorismo, vendas, motivação e trabalho em equipe, vem destacando-se pela maneira inteligente e criativa com que alia seu conhecimento musical aos temas de seus treinamentos.

Compartilhe:

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe está disponível para te auxiliar.
👋 Olá, como posso ajudar?