A Mulher e o Cooperativismo – Motivação, Sensibilidade e Superação

A Mulher Cooperativista

Percebe-se nos últimos anos uma crescente, benéfica e positiva participação da mulher nas organizações cooperativistas e entidades associativistas. Ela deixou de ser agente passivo das mudanças e transformações de nosso tempo, reivindicou, impôs-se e conquistou o direito de discutir, votar, criticar, propor, rejeitar, candidatar-se, enfim, participar das instituições ligadas direta ou diretamente à sua vida.

Os sindicatos, as cooperativas, os clubes, as escolas, as associações em geral (sejam de natureza econômica, laboral, cultural ou política) tornaram-se ambientes da presença atuante da mulher. Com especial vigor registra-se esse fenômeno nas instituições do universo cooperativo. Em assembleias de cooperativas ou de sindicatos de empregadores ou de trabalhadores festeja-se a onipresente participação da mulher.

A participação feminina é uma conquista muito valiosa, não só para elas, mas, principalmente, para o próprio cooperativismo. Ela simboliza, na prática, um dos princípios cooperativistas: o da igualdade. E as mulheres têm muito a contribuir com o sistema. Elas não vêm ocupar o espaço dos homens, mas agregar valor ao trabalho de todos. Juntos, é possível praticar a união, outro princípio que deve ser amplamente exercido com a chegada de mais mulheres ao cooperativismo.

Isto é animador porque comprova que as mulheres perceberam e estão aproveitando as oportunidades que o sistema cooperativista oferece, traduzindo-se, em muitos casos, em uma atividade econômica que garante o sustento da família.

As cooperativas estarão mais fortes economicamente e mais influentes politicamente enquanto as mulheres cooperativistas estiverem ativamente envolvidas.

Pensando nisto, criamos a palestra “A Mulher e o Cooperativismo”, um trabalho dinâmico estruturado através da utilização da música como metodologia, que faz com que as participantes reflitam e aprimorem sua participação no movimento cooperativista.

 

Música x A Mulher na Cooperativa

Toda organização cooperativista deve funcionar como uma orquestra, que através da união de pessoas e instrumentos constroem e executam músicas maravilhosas, que são ouvidas, sentidas e aplaudidas por diversos cooperados, clientes, diversas plateias e pessoas. Para que isto ocorra, nada melhor do que a participação da mulher na cooperativa, pois sua presença contribui em muito para harmonizar as diferenças,  atenuar as tensões, fortalecer os pontos de convergência e realçar os interesses comuns.

Atentos a isso, os (as) dirigentes cooperativistas estão valorizando o papel da mulher e criando novas formas de participação, elevando a qualidade do relacionamento entre os quadros diretivos e a base cooperativada.

Comparando-se a uma orquestra ou banda, a cooperativa deve trabalhar com Harmonia, Melodia e Ritmo, e neste aspecto a participação feminina é importante, pois a mulher tem mais atenção aos pequenos detalhes, consegue muitas vezes realizar mais tarefas ao mesmo tempo, pois já está acostumada a ser mãe, dona-de-casa e profissional, além de terem normalmente gosto apurado pela organização e perfeição.

Mas, como sua participação é recente, a Mulher Cooperativista, necessita atenção no que se diz respeito ao treinamento, motivação, e conhecimentos específicos de administração e cooperativismo para que sua presença seja potencializada.


A Quem se Destina:

O trabalho é destinado a mulheres cooperativistas, esposas e filhas de cooperados, funcionárias de cooperativas, diretoras, gestoras, etc.


Programa:

  • Mulher Cooperativista – A Nova Força Propulsora.
  • Mulher – Um Show de Motivação, Competência e Superação.
  • Mulher empreendedora no cooperativismo.
  • A Cooperativista Limãozão.
  • Em Busca do UAU!.
  • Participar é diferente de assistir, seja cooperativa.
  • Nada do que Foi Será.
  • Confie em si mesmo – Quem acredita sempre alcança.
  • Descontinuitivite Crônica, uma Doença Terrível.
  • Seu tempo é hoje, a hora certa é agora!
  • É preciso saber viver!
  • Imagine, Crie, Faça uma Cooperativa Diferente.

 

Carga Horária: 1:30 Horas

 Palestrante: Fabiano Brum

Premium WordPress Themes Download
Free Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Premium WordPress Themes Download
free online course
download redmi firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
free download udemy paid course

Solicite um orçamento para ter uma incrível palestra de Fabiano Brum no seu evento!

Solicite um orçamento para ter uma incrível palestra de Fabiano Brum no seu evento!

Contato

Para informações sobre palestras e treinamentos Entre em contato!