PNL Aplicada a Vendas

Se tratando de PNL em vendas, algo que deve chamar a atenção é sempre que o cliente, como indivíduo único, é sempre o ponto mais importante dessa relação. A ideia é que esse comprador sempre precisa ter mais atenção do que aquilo que está sendo vendido.

Tempos atrás, era comum o vendedor se valer da simples manipulação de seus clientes para conseguir atingir seus objetivos. Eram truques e vícios que faziam com que o cliente pudesse ser manipulado. Aos poucos isso foi ficando de lado e as pressões foram dando lugar a um cuidado maior com o produto mais importante do vendedor: seu cliente.

O importante, e que é o que faz a PNL tão poderosa para a venda, é que ela entende o cliente. Consegue perceber o que ele quer sem ultrapassar nenhum tipo de barreira. Mas mais importante ainda: entender que seu cliente não é um bobo qualquer.

É lógico que o vendedor sabe o quanto seu produto é bom, seus benefícios e o quanto ele pode mudar a vida do cliente, mas aproximar essas informações de seu pretenso cliente é o principal segredo. Saber que cada pessoa é única e deve ser aproximada de maneira única, com respeito e preocupação com essa relação que aos poucos vai se formando.

Para a PNL, antes de qualquer coisa, qualquer venda ou apresentação, o importante é o relacionamento que nasce. Para o vendedor, a responsabilidade de entender as necessidades de seu cliente, conseguir ler os sinais dessas pessoas e acompanha-las nessa jornada ao invés de simplesmente conduzi-lo.

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